Fórum Da Internet No Brasil: Palestras Gratuitas Em IA, LGPD E Mais!

Fórum Da Internet no Brasil: Palestras Gratuitas Em IA, LGPD E Mais!. Participe e ajude a moldar o futuro digital, de maneira online ou presencial!

14ª Edição Fórum da Internet no Brasil
14ª Edição Fórum da Internet no Brasil

O Fórum da Internet no Brasil é um evento de destaque na área da governança da Internet, e nesta edição contará com 27 workshops gratuitos propostos pela comunidade brasileira.

Reunindo especialistas de diversas áreas e regiões do país, o evento será uma oportunidade única para discutir tópicos de extrema relevância, como Inteligência Artificial, Privacidade e Proteção de Dados, entre outros.

Participe dessa jornada de aprendizado e troca de ideias e esteja à frente das tendências e desafios da governança da Internet no país participando do Fórum da Internet no Brasil!

14ª Edição do Fórum da Internet no Brasil

Já estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil (FIB14), que ocorrerá de 21 a 24 de maio, no Bourbon Curitiba Hotal & Suítes.

Imagem da página do evento

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) promove este evento gratuito, oferecendo uma programação rica que inclui workshops e palestras com representantes da comunidade científica e tecnológica, do terceiro setor, e dos setores empresarial e governamental. O evento contará com três sessões principais.

14ª Edição do Fórum da Internet no Brasil

Reunindo especialistas de diversas áreas e regiões do país, a 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil será um espaço dedicado à discussão de temas relevantes, como Inteligência Artificial, ética, privacidade e proteção de dados, sociedade e cidadania.

Transmissão ao Vivo no YouTube

A 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil será transmitida pelo canal do YouTube da NIC.br, permitindo que um público amplo e diversificado participe e acompanhe as discussões e apresentações.

Workshops Conduzidos por Especialistas

Os workshops, conduzidos por especialistas, oferecem a chance de aprimorar habilidades, trocar ideias e se manter atualizado sobre as últimas tendências e desafios no campo da governança da Internet.

Participe do Fórum da Internet no Brasil

Não perca a chance de participar do Fórum da Internet no Brasil. Faça sua inscrição e esteja pronto para se conectar com especialistas, ampliar sua rede de contatos e aprofundar seus conhecimentos sobre temas atuais e importantes.

Agenda 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil

21 de maio (Dia Zero)

18:30 – 19:30: Sessão de abertura

22 de maio

  • 09:00 – 10:30: “Tá de Caô, tIA?”: a promoção de saúde mental pelas juventudes na era da IA e das telas infinitas:
  • 09:00 – 10:30: Tecnologias Digitais, Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal: entre narrativas, disputas políticas e futuros possíveis.
  • 09:00 – 10:30: Tecnologias Digitais, Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal: entre narrativas, disputas políticas e futuros possíveis.
  • 09:00 – 10:30: Internet e Territorialidade: Quais caminhos possíveis para promoção da inclusão digital no Brasil?
  • 11:00 – 12:30: A plataformização da educação na América Latina e na África e os desafios da soberania digital no Sul Global
  • 11:00 – 12:30: Mercados digitais, concorrência e propostas de regulação: desafios e perspectivas no Brasil
  • 11:00 – 12:30: Inteligência artificial, soberania de dados e a autodeterminação das comunidades indígenas
  • 14:00 – 16:00: Sessão Principal 1 : Tecnodiversidade e colonialismo digital: Imaginando outros futuros
  • 16:30 – 18:00: Inteligência Artificial e Atividade Policial: entre o incremento da segurança pública e a criação de novos riscos
  • 16:30 – 18:00: Liberdade de Expressão e Desinformação: A governança da internet nas eleições municipais de 2024 e a Justiça Eleitoral
  • 16:30 – 18:00: Cenário Político Fraturado: o impacto das câmaras de eco na democracia e nas políticas digitais.
  • 18:30 – 20:00: Lançamento – 4ª ed. Coletânea TIC, Governança da Internet, Gênero, Raça e Diversidade.

23 de maio

  • 09:00 – 10:30: Moldando o Futuro Digital: IoT para Preservação Ecológica;
  • 09:00 – 10:30: Inteligência Artificial, Arte e Direitos Autorais;
  • 09:00 – 10:30: Soberania digital no Brasil: como construir caminhos para um país digitalmente soberano?;
  • 11:00 – 12:30: CORPOS ALÉM DAS TELAS: O debate sobre inteligência artificial e proteção de dados em uma perspectiva transcentrada;
  • 11:00 – 12:30: Design manipulativo: como práticas antiéticas de desenvolvimento podem afetar o bem-estar da criança no ambiente digital;
  • 11:00 – 12:30: Mas e as cidades? Construindo a Governança da Internet sob uma perspectiva local;
  • 14:00 – 16:00: Sessão Principal 2: Desafios globais para a Governança do mundo digital;
  • 16:30 – 18:00: Diálogos entre LGPD e a regulação de IA: desafios ao consentimento explícito em IAs generativas;
  • 16:30 – 18:00: Desenvolvendo habilidades e competências para cidadania digital: desafios na formação de professores e na sala de aula;
  • 16:30 – 18:00: Políticas Públicas de Tecnologia e Natureza: futuros de desenvolvimento digital aliado à ecologia;
  • 18:00 – 19:30: Construindo a Soberania Digital: Reflexões sobre a Presença Brasileira na Web e seus Impactos – Ceweb.br;
  • 18:00 – 19:30: Panorama da qualidade da Internet nas escolas públicas brasileiras;
  • 18:00 – 19:30: Lançamento da Comunidade Alumni da Escola de Governança da Internet – EGI.br.

24 de maio

  • 09:00 – 10:30: Neurodireitos? Contexto, oportunidades e desafios do uso de dados neurais sob as lentes da Governança da Internet;
  • 09:00 – 10:30: Entre o global e o local: prós e contras da adoção de normas internacionais na regulação de IA no Brasil;
  • 09:00 – 10:30: Privacy as a Service? Problemas práticos e éticos sobre o mercado da privacidade;
  • 11:00 – 12:30: Design Ético no contexto de IA;
  • 11:00 – 12:30: Fair share no setor das telecomunicações: desafios e perspectivas do compartilhamento de custos para expansão das redes;
  • 11:00 – 12:30: MAIS UMA VÍTIMA NÃO: Tecnologias digitais como forma de promoção e proteção de defensores de direitos humanos no Brasil;
  • 14:00 – 16:00: Sessão Principal 3: Estratégias para pesquisa, desenvolvimento e adoção de IA no Brasil;
    16:30 – 18:00: IA generativa e os desafios ao mercado criativo e à proteção de direitos autorais;
  • 16:30 – 18:00: Diversidade de gênero na Infância e a internet como meio para letramento, regulação e informação;
  • 16:30 – 18:00: Arquiteturas de compartilhamento – desafios na governança de Data Spaces do setor público e privado;
  • 18:00 – Sessão de encerramento.

Comitê Gestor da Internet no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é uma entidade responsável por coordenar e promover a governança da Internet no país.

Criado em 1995 por meio de um Decreto Presidencial, sua função principal é estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso, desenvolvimento e governança da Internet no Brasil.

Composição e Participação Social

O CGI.br é composto por representantes do governo, assegurando a participação e a colaboração de diferentes segmentos da sociedade na tomada de decisões relacionadas à Internet.

Essa estrutura permite que as decisões sejam inclusivas e reflitam os interesses de múltiplos setores da sociedade.

Atribuições e Políticas Públicas

Entre as atribuições do CGI.br estão a definição de políticas públicas para o uso da Internet, a administração dos recursos de numeração IP (Protocolo de Internet) e a promoção da qualidade técnica.

O CGI.br estimula a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à Internet e promove a inclusão digital e o acesso universal à rede.

Segurança e Privacidade

O CGI.br desempenha um papel fundamental na promoção da segurança e da privacidade na Internet brasileira.

Trabalhando em parceria com outras entidades e órgãos governamentais, o CGI.br desenvolve diretrizes e recomendações relacionadas à segurança cibernética e à proteção de dados pessoais, garantindo um ambiente digital mais seguro para todos os usuários.

Inscrições

As inscrições para a 14ª Edição do Fórum da Internet no Brasil devem ser realizadas no site da Nic.br.

Para assistir o evento online, é necessário acessar o canal do YouTube do Nic.br.

Compartilhe!

Gostou do conteúdo sobre a 14ª edição do Fórum da Internet no Brasil? Então compartilhe com a galera!

Olá! Eu sou uma redatora graduada em Nutrição, que sempre teve um interesse especial pelo mundo da escrita e da tecnologia. Sou uma Geek de carteirinha e adoro explorar as novidades do mundo digital. Atualmente, estou me dedicando ao Guia de TI, onde falo sobre plataformas e programas gratuitos que envolvem tecnologia e inclusão. Estou animada para compartilhar minhas descobertas com vocês e ajudá-los a aproveitar ao máximo as ferramentas digitais disponíveis!