Residência em TIC oferece 150 Vagas para Profissionais e Estudantes de Tecnologia

Thumb Residência em TIC - Guia de TI
Thumb Residência em TIC - Guia de TI

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das seis instituições no país que irá sediar o Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A iniciativa visa capacitar profissionais e estudantes de áreas tecnológicas, de qualquer instituição, e posteriormente selecionar equipes locais de TIC para desenvolverem projetos com foco em demandas do mercado local. serão selecionadas até 150 pessoas entre graduados, formados em cursos técnicos (níveis médio ou superior) e estudantes de cursos bacharelados ou tecnológicos, todos em áreas de Tecnologia. Não é obrigatório ser estudante da UFCA para se inscrever. Não perca a chance de alavancar a sua carreira em TI participando da Residência da UFCA!

Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma das seis instituições parceiras em todo o país do Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que visa capacitar profissionais e estudantes de áreas tecnológicas em TI. Os/as selecionados/as passarão por uma seleção para compor equipes locais de Tecnologia da Informação e Comunicação, que receberão apoio financeiro, pedagógico e instrumental para desenvolverem projetos voltados para as demandas do mercado local em Tecnologia da Informação e Comunicação .

Para participar da Residência na UFCA, serão selecionadas até 150 pessoas, entre graduados/as, formados/as em cursos técnicos e estudantes de cursos bacharelados ou tecnológicos – todos/as obrigatoriamente em áreas de Tecnologia. Não é obrigatório ser estudante da UFCA para se inscrever.

Os recursos necessários para a realização da Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação vêm do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e serão coordenados pela Softex, uma Oscip da área de Tecnologia e Inovação. A capacitação em si está a cargo da empresa de TI Brisa, em parceria com as instituições-sede.

A Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação prevê duas etapas. A primeira é a “Etapa de Nivelamento”, que é uma capacitação de 180 horas ministrada na modalidade Educação a Distância (EaD). Após a etapa de nivelamento, serão selecionados os 40 melhores estudantes para participação na segunda etapa do curso: a de Imersão. A seleção será feita por meio de uma prova on-line que avaliará os conhecimentos adquiridos pelo/a estudante e sua capacidade de resolução de problemas.

A etapa de imersão será em formato híbrido (parte presencial e parte on-line), na qual os/as estudantes vão receber desafios para desenvolverem as respectivas soluções. Os/As selecionados/as receberão, em formato de comodato (empréstimo), notebooks com todas as ferramentas necessárias para a capacitação e para o desenvolvimento de programas de computador, além de uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 1.200,00. A manutenção da bolsa é condicionada ao desempenho e comprometimento do/a participante.

Em todo o país, outras instituições sediadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Roraima também participam da Residência em TIC. O prazo para inscrições se encerra no dia 11 de maio de 2023. Participar desta iniciativa pode ser uma excelente oportunidade para alavancar a carreira na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Inscreva-se agora e amplie suas oportunidades de crescimento profissional!

Etapas

  • Lógica de Programação (com prática de programação);
  • Organização de Computadores, Estatística (com prática);
  • Modelagem de Banco de Dados (com prática);
  • Noções de Inteligência Artificial;
  • Noções de Big Data;
  • Noções de Block Chain;
  • Noções de Internet das Coisas;
  • Noções de Realidade Virtual e Ampliada;
  • Empreendedorismo.

UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma instituição de ensino superior pública federal localizada no estado do Ceará, na região Nordeste do Brasil. Foi criada em 2013 e conta com três campi localizados nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

A UFCA tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada e indissociável, visando ao desenvolvimento sustentável da região do Cariri e do país como um todo.

A universidade oferece cursos de graduação nas áreas de Artes, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Engenharias, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Medicina, entre outras. Além disso, conta com programas de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. A UFCA é conhecida por sua excelência acadêmica e por promover ações que visam a inclusão social e a valorização da cultura regional.

Inscrições

Antes de se inscrever, leia o edital aqui!

Inscreva-se aqui!

Compartilhe!

Gostou do conteúdo sobre o Projeto Residência em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)? Então compartilhe com a galera!

Olá! Eu sou uma redatora graduada em Nutrição, que sempre teve um interesse especial pelo mundo da escrita e da tecnologia. Sou uma Geek de carteirinha e adoro explorar as novidades do mundo digital. Atualmente, estou me dedicando ao Guia de TI, onde falo sobre plataformas e programas gratuitos que envolvem tecnologia e inclusão. Estou animada para compartilhar minhas descobertas com vocês e ajudá-los a aproveitar ao máximo as ferramentas digitais disponíveis!