TrendsIT Capacitação & Residência: Programa gratuito para capacitar 3 mil pessoas em TI

Thumb TrendsIT - Guia de TI
Thumb TrendsIT - Guia de TI

O Governo do Estado do Paraná, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou recentemente o programa TrendsIT Capacitação & Residência. Com o objetivo de aprimorar as habilidades técnicas e comportamentais de jovens a partir de 17 anos em Tecnologia da Informação (TI), o programa oferece conteúdos gratuitos e online para capacitação. O projeto também terá oferta inicial de 80 bolsas-auxílio. Se você busca impulsionar sua carreira em TI, não perca essa oportunidade de se capacitar e se destacar no mercado de trabalho e se inscreva no programa TrendsIT Capacitação & Residência!

TrendsIT Capacitação & Residência

Nesta semana, o Governo do Estado do Paraná em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Softex, lançou o programa TrendsIT Capacitação & Residência com o objetivo de capacitar e empregar pessoas na área de Tecnologia da Informação (TI).

O TrendsIT Capacitação & Residência oferece conteúdos gratuitos e online para o aperfeiçoamento técnico e comportamental de pessoas a partir de 17 anos. O objetivo é qualificar até três mil paranaenses para oportunidades em empresas de tecnologia.

O programa também oferece residência técnica de seis meses em empresas parceiras, com 80 bolsas-auxílio iniciais no valor de R$ 1.100 mensais, com possibilidade de ampliação para até 160 bolsistas. Os jovens do ensino médio, estudantes de escolas técnicas e universitários, além de interessados em ingressar ou migrar para a área de tecnologia são o público contemplado.

A seleção dos residentes será baseada em habilidades interpessoais (soft skills) e técnicas (hard skills). O programa faz parte da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e a Softex, e é operacionalizado pelo programa TechDev, que capacita estudantes de diferentes áreas do conhecimento na área da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Os cursos de capacitação técnica irão preparar os desenvolvedores em cinco etapas: nivelamento teórico; nivelamento prático; aprofundamento em desenvolvimento full-stack ou mobile; competências comportamentais; e residência em uma empresa parceira.

A capacitação de habilidades comportamentais envolve temas como comunicação eficaz, criatividade, inteligência emocional, liderança, pensamento crítico, resolução de conflitos e trabalho em equipe.

Na etapa de vivência profissional, os selecionados serão integrados a projetos reais das empresas parceiras, com acompanhamento e orientação de profissionais do mercado. Além disso, os currículos de todos os participantes do programa serão disponibilizados para as empresas parceiras, com possibilidade de contratação.

O programa TrendsIT oferece cursos, capacitação e conteúdos gratuitos para quem busca ingressar ou obter novas oportunidades no mercado de trabalho de TI. Não perca essa oportunidade de se profissionalizar. Inscreva-se já!

Aprendizado

  • Hard Skills para preparar desenvolvedores Full-Stack e mobile:
    • Nivelamento teórico;
    • Nivelamento prático;
    • Aprofundamento em desenvolvimento full-stack ou mobile;
    • Competências comportamentais.
  • Soft Skills
    • Comunicação eficaz;
    • Trabalho em equipe;
    • Resolução de conflitos;
    • Pensamento crítico;
    • Liderança;
    • Criatividade;
    • Inteligência Emocional.
  • Residência em empresa parceira
    • Participação em projetos reais, com acompanhamento e orientação de profissionais das próprias empresas;
    • Os residentes selecionados receberão do programa uma bolsa de ajuda de custo para cumprir uma jornada de 30 h por semana durante 6 meses.

Softex

A Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 1996 com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria de software no Brasil.

A Softex atua como um hub de conexão entre empresas de tecnologia, universidades, governos e outras entidades, buscando fomentar a inovação e a competitividade do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Entre as ações desenvolvidas pela Softex estão programas de capacitação e treinamento de profissionais de TI, projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com empresas e instituições acadêmicas, além de iniciativas para a internacionalização de empresas brasileiras de software.

A Softex também é responsável pela certificação de empresas de software no Brasil, através do programa MPS.Br (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), que visa melhorar a qualidade e a produtividade das empresas de software no país.

Atualmente, a Softex conta com mais de 3.000 empresas associadas em todo o Brasil, incluindo grandes empresas de tecnologia, startups e empresas de serviços de TI. A organização tem papel fundamental no desenvolvimento da indústria de tecnologia brasileira, sendo reconhecida como uma referência em inovação e competitividade.

Inscrições

Compartilhe!

Gostou do conteúdo sobre o TrendsIT Capacitação & Residência? Então compartilhe com a galera!

Olá! Eu sou uma redatora graduada em Nutrição, que sempre teve um interesse especial pelo mundo da escrita e da tecnologia. Sou uma Geek de carteirinha e adoro explorar as novidades do mundo digital. Atualmente, estou me dedicando ao Guia de TI, onde falo sobre plataformas e programas gratuitos que envolvem tecnologia e inclusão. Estou animada para compartilhar minhas descobertas com vocês e ajudá-los a aproveitar ao máximo as ferramentas digitais disponíveis!