14 de Maio de 2024 às 15:35
Vera Lucia
TECNOLOGIA
Full Stack refere-se a um desenvolvedor que trabalha tanto no front-end quanto no back-end de sistemas. Isso significa que ele pode criar interfaces, gerenciar bases de dados e muito mais, dominando todas as camadas de um projeto.
A função de um Full Stack é vasta, envolvendo tanto o desenvolvimento de interfaces visuais (front-end) quanto a gestão de servidores e bancos de dados (back-end). Ele é capaz de conduzir um projeto de software do início ao fim.
Para se tornar um desenvolvedor Full Stack, é essencial aprender diversas tecnologias, como HTML, CSS, JavaScript para o front-end, e linguagens como Python ou Java para o back-end. Prática constante e atualização são fundamentais.
Para um Full Stack, ferramentas como Git para controle de versão, frameworks como React para front-end e Node.js para back-end são cruciais. Além disso, familiaridade com bancos de dados SQL e NoSQL também é essencial.
Desenvolvedores Full Stack são extremamente valorizados em startups e empresas de tecnologia que requerem versatilidade. Eles são capazes de lidar com múltiplos aspectos do desenvolvimento de software, otimizando recursos.
Full Stack é um termo usado para descrever profissionais de TI que dominam tanto o desenvolvimento front-end quanto o back-end, capazes de construir soluções completas, desde a interface do usuário até a base de dados.
O maior portal de cursos, capacitação e educação em tecnologia e desenvolvimento do Brasil.