13 de Maio de 2024 às 20:14
Vera Lucia
TECNOLOGIA
Full Stack é um desenvolvedor que entende tanto de Front End quanto de Back End. Ele é capaz de construir uma aplicação completa, do design da interface até o servidor e o banco de dados. É uma habilidade muito valorizada no mercado de tecnologia.
O Back End é a parte do desenvolvimento que lida com o servidor, o banco de dados e a lógica de aplicação. Ele é responsável por receber solicitações, processar dados e enviar respostas ao Front End. É a 'parte invisível' de uma aplicação.
Front End é a parte da aplicação com a qual o usuário interage diretamente. Trata-se do design, dos elementos visuais e da usabilidade. Utiliza tecnologias como HTML, CSS e JavaScript para criar uma interface amigável e intuitiva.
O desenvolvedor Full Stack é usado em muitos contextos, mas principalmente em startups e empresas menores que precisam de uma pessoa capaz de lidar com várias partes de um projeto. Eles têm a versatilidade de trabalhar em qualquer parte do desenvolvimento.
O Back End recebe as solicitações do Front End, processa essas solicitações ao interagir com os dados no banco de dados e retorna uma resposta. Ele usa linguagens como PHP, Ruby, Python, Java, .NET, entre outras, para criar essa lógica de aplicação.
O Front End serve para criar a interface do usuário, proporcionando uma experiência de usuário agradável. Ele transforma o código do Back End em algo visualmente compreensível, tornando a interação com o sistema mais intuitiva e eficaz.
O maior portal de cursos, capacitação e educação em tecnologia e desenvolvimento do Brasil.