Cursos De HTML, Banco De Dados, CSS E Outros Gratuitos Da IFRS

Cursos De HTML, Banco De Dados, CSS E Outros Gratuitos Da IFRS. Aprenda de forma online, receba certificado, se qualifique e se destaque!

Cursos HTML, Banco De Dados
Cursos HTML, Banco De Dados

Os cursos gratuitos IFRS são uma oportunidade imperdível para quem busca qualificação na área de tecnologia da informação e informática. Entre os temas oferecidos, encontramos HTML, Banco De Dados, CSS e Lógica de Programação.

Com inscrições abertas, os 24 cursos gratuitos IFRS são na modalidade EaD. Esses cursos são abertos a todos os interessados, não sendo necessário ser estudante do IFRS para participar.

Ao concluir os cursos gratuitos IFRS dentro do prazo estabelecido e obter aprovação nas atividades propostas, o próprio cursista tem a possibilidade de emitir o seu certificado.

Cursos Gratuitos IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para cursos virtuais gratuitos na área de informática. São 24 opções de cursos totalmente online, disponíveis para pessoas de todo o Brasil.

Página dos Cursos Gratuitos da IFRS

As aulas são realizadas a distância, proporcionando flexibilidade para os participantes estudarem no seu próprio ritmo.

Os cursos são ministrados por profissionais qualificados e abordam conteúdos atualizados e relevantes para o mercado de trabalho.

Cursos Ofertados

Administrador de Banco de Dados

  • Conteúdo: Banco de Dados conceitos; Banco de Dados: SQL; Prática de Banco de Dados PostgreSQL; Prática de Banco de Dados MySQL; Administração de Banco de Dados.
  • Público-alvo: estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação.
  • Requisitos: conhecimento em lógica de programação,  possuir computador ou notebook com recursos de áudio e vídeo, instalar do PostgreSQL e MySQL, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Automação de Sistemas

  • Conteúdo: Automação e Projeto; Robótica e Indústria; Máquinas e Redes.
  • Público-alvo: estudantes de cursos técnicos relacionados a automação ou cursos superiores de engenharia.
  • Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir dispositivo com acesso à internet.

Banco de Dados 1: fundamentos

  • Conteúdo: Conceitos fundamentais; Modelos e modelagem de dados; O modelo de dados relacional; Normalização de dados.
  • Público-alvo: estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação.
  • Requisitos: conhecimento em lógica de programação, computador, instalação do MySQL, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF

Bibliotecas Gráficas no contexto dos Jogos Digitais

  • Conteúdo: O desenvolvimento de jogos digitais; Elementos visuais dos jogos digitais; Bibliotecas e APIs gráficas.
  • Público-alvo: Estudantes de tecnologia da informação, profissionais e interessados na área de desenvolvimento de jogos digitais. 
  • Requisitos: ensino médio completo, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, conhecimento intermediário em informática e internet, possuir computador com recursos de áudio e vídeo

Computação: Fundamentos

  • Conteúdo: Introdução à Computação; Componentes e Hardwares; Representação de Dados no Computador; Sistemas e Conversões; Funções e Portas Lógicas.
  • Público-alvo: potenciais alunos e ingressantes em cursos da área da tecnologia.
  • Requisitos: conhecer os conceitos básicos da computação, possuir computador ou notebook com recursos de áudio e vídeo, conhecimento de matemática básica, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa .

CSS: folhas de estilo

  • Conteúdo: Vinculando o CSS no código HTML; Como colocar estilo em classes, ids e tags; Formatação de textos; Links, Listas e Media Query; Formatação de página, imagens e tabelas e DIVs.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.

Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados: fundamentos

  • Conteúdo: O que é o processo de descoberta de conhecimento em bases de dados; Etapas e tarefas do processo de KDD; Mineração de Dados.
  • Público-alvo: estudantes e profissionais da área de informática ou computação.
  • Requisitos: ser estudante ou profissional na área de informática ou computação, compreensão de leitura em língua portuguesa e noções básicas de banco de dados e estatística.

Google Drive

  • Conteúdo: Definição e Recursos; Acesso; Utilização.
  • Público-alvo: estudantes do Ensino Médio.
  • Requisitos: compreensão de leitura em língua portuguesa, possuir e saber manusear um navegador web.

HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web

  • Conteúdo: Introdução; Formatação, links e listas; Imagem, áudio, vídeos e novas funcionalidades; Validação.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: Conhecimento básico em informática e internet.

HTML: tabelas e formulários

  • Conteúdo: Tabelas e Formulários.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.

Inkscape

  • Conteúdo: Conceitos básicos sobre Inkscape; criação e opções de salvamento; vetorizações e efeitos; aplicando seu conhecimento.
  • Público-alvo: público em geral.
  • Requisitos: Compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF.

JavaScript

  • Conteúdo: Introdução; Eventos e validação de formulário.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: Conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, “Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas”, “Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos” e “Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos”.

Lógica de Programação: começando a desenvolver seus primeiros programas

  • Conteúdo: Conhecendo o Portugol Studio; Entrada e Saída de Dados, Variáveis e Operadores Aritméticos.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico.

Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos

  • Conteúdo: Operadores relacionais lógicos e Desvio Condicional; Laços de Repetição.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior
  • Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas

Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos

  • Conteúdo: Vetores e Matrizes; Funções e Parâmetros.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos.

Programação Básica com Java I

  • Conteúdo: Conceitos Fundamentais; O Hardware; O Software; Introdução à Programação; Introdução à Linguagem Java.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: ensino fundamental completo, conhecimento básico em informática e internet.

Programação Básica com Java II

  • Conteúdo: Estruturas de decisão e seleção e repetição; Estruturas de repetição; Outras estruturas de controle; Outras ferramentas da linguagem Java.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: ensino fundamental completo, informática básica, ter concluído o curso Programação Básica com Java I.

Programação Básica com Java III

  • Conteúdo: Integração de estruturas de controle; vetores; matrizes; procedimentos, funções e métodos.
  • Público-alvo: estudantes do ensino médio e superior.
  • Requisitos: ter concluído o ensino fundamental, possuir conhecimento em informática básica, ter concluído o curso Programação Básica com Java II.

Programador Web

  • Conteúdo: HTML, CSS, Lógica da Programação, JavaScript, Banco de Dados, Projetos de Sistemas Web.
  • Requisitos: possuir computador ou notebook com possibilidade de instalação de softwares gratuitos e com recursos de áudio e vídeo, habilidade na utilização e instalação de softwares, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF, conhecimento de matemática básica, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa. 

Projeto de Sistemas Web

  • Conteúdo: Projeto de sistemas para Web; Levantamento, especificação e análise de requisitos; Modelagem, engenharia e validação de requisitos; Metodologias e ferramentas para modelagem de sistemas Web; Utilização da linguagem de modelagem unificada para projetos de sistema Web.
  • Público-alvo: estudantes da área de desenvolvimento de sistemas web.
  • Requisitos: ensino médio completo, conhecimento básico em informática e internet, compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir e saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Raspberry PI Básico para IoT

  • Conteúdo: Introdução ao Raspberry PI; Programação Shell, Serviços de Redes; Sistema de Captura de Imagens.
  • Público-alvo: profissionais da área de Informática.
  • Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF.

Raspberry PI e Aplicações

  • Conteúdo: Sistema de Captura de Imagens;  Montagem de Circuitos; Vulnerabilidades de Redes Domésticas.
  • Público-alvo: profissionais da área de Informática.
  • Requisitos: compreensão de leitura e escuta em língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF. Ter concluído o curso Raspberry PI Básico para IoT.

Windows Server 2016: active directory

  • Conteúdo: Requisitos e instalação do Active Directory; Backup e Recovery do Active Directory; Infraestrutura do Active Directory; Configuração de usuários do Active Directory; GPOs e Níveis Funcionais do Active Directory; Criando relações de confiança no Active Directory.
  • Público-alvo: estudantes e profissionais de Tecnologia da Informação.
  • Requisitos: conhecimentos básicos de língua portuguesa, possuir computador com recursos de áudio e vídeo, saber manusear o leitor de arquivos PDF, possuir e saber manusear um computador.

Windows Server 2016: Instalação e Administração

  • Conteúdo: Introdução ao Windows Server 2016; Procedimento de Instalação; Comandos Básicos; Gerenciamento de Discos; Servidor de Arquivos; DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol); Internet Information Service.
  • Público-alvo: estudantes da área da informática.
  • Requisitos: ter computador com permissão de instalação se software, saber instalar softwares, compreensão de leitura em língua portuguesa.

HTML

HTML, que significa HyperText Markup Language, é a linguagem de marcação padrão usada para criar páginas na web.

Ele atua como a espinha dorsal de um site, organizando o conteúdo e definindo a semântica das informações exibidas.

Estrutura Básica do HTML

Um documento HTML começa com a declaração, que informa ao navegador que o documento segue o padrão HTML5. A estrutura básica de uma página HTML inclui as seguintes seções:

  • html: O elemento raiz que envolve todo o conteúdo do documento;
  • head: Contém metadados, como o título da página, links para folhas de estilo, scripts e outras informações que não são exibidas diretamente na página;
  • body: Contém o conteúdo visível da página, como textos, imagens, vídeos e outros elementos interativos.

Cada um desses elementos tem função crucial na definição de como uma página web é apresentada e como ela interage com outros recursos.

Evolução e Importância do HTML

Desde sua criação, o HTML passou por diversas atualizações que ampliaram suas capacidades. O HTML5, por exemplo, introduziu novos elementos semânticos, como header, footer, article, e section que melhoram a acessibilidade e a indexação por motores de busca. Trouxe suporte nativo para áudio e vídeo sem a necessidade de plugins externos.

O HTML continua a ser uma tecnologia essencial para desenvolvedores web, formando a base sobre a qual linguagens como CSS e JavaScript operam para estilizar e adicionar interatividade às páginas web. Sem HTML, a World Wide Web, como a conhecemos hoje, não existiria.

IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição pública brasileira que oferece educação técnica, tecnológica e superior.

Fundado em 2008, como parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IFRS tem como missão promover a formação profissional e tecnológica, o desenvolvimento científico e a inclusão social.

Cursos e Áreas de Atuação

O IFRS se destaca pela diversidade de cursos oferecidos, que abrangem áreas como ciências exatas, humanas e biológicas.

A instituição disponibiliza cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas, bacharelados e pós-graduações.

Impacto na Comunidade e Desenvolvimento Regional

O IFRS desempenha um papel crucial no desenvolvimento regional, atuando como um catalisador de inovação e progresso social.

Através de parcerias com empresas, órgãos governamentais e organizações não-governamentais, o instituto colabora para o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserido.

As inscrições para os cursos de Tecnologia da Informação da IFRS devem ser realizados no site do Moodle da IFRS.

Compartilhe essa oportunidade de aprendizado com seus amigos!

Gostou do conteúdo sobre os Cursos Gratuitos IFRS? Então compartilhe com a galera!

Todas as informações apresentadas na página do Guia de TI são de domínio público, da forma que o Guia de TI não se responsabiliza pelos conteúdos e cursos aplicados. As informações e cursos são replicados de maneira não onerosa e sem responsabilidades ao Guia de TI

Neste site, o Guia de TI figura apenas como um replicador dos conteúdos, estes disponibilizados na rede mundial de computadores 'internet', sem quaisquer transgressões à Leis n° 12 965/2014 – Lei do Marco Civil da Internet, e sem quaisquer responsabilidades sobre coletas e tratamentos de dados que vierem a ser solicitados nos cursos replicados, conforme Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados.

Olá! Eu sou uma redatora graduada em Nutrição, que sempre teve um interesse especial pelo mundo da escrita e da tecnologia. Sou uma Geek de carteirinha e adoro explorar as novidades do mundo digital. Atualmente, estou me dedicando ao Guia de TI, onde falo sobre plataformas e programas gratuitos que envolvem tecnologia e inclusão. Estou animada para compartilhar minhas descobertas com vocês e ajudá-los a aproveitar ao máximo as ferramentas digitais disponíveis!
Sair da versão mobile